segunda-feira, 23 de março de 2015

O Incrível Mestre Hulk

     

Falar do meu mestre é uma coisa que me causa imensa emoção, mesmo tendo tido a honra de mais de um mestre contribuir com minha formação (ver post Mestre Poraquê 41 anos), foi com ele que eu aprendi praticamente tudo que sei, principalmente na forma de trabalhar, foi seguindo o exemplo do meu mestre, que sempre me dediquei ao trabalho social com a Capoeira. 
Desde o início do meu trabalho com Capoeira, em 1996, com minha primeira turma de alunos no Orfanato Casa de Luciá, no Méier, passando por diversas comunidades do Rio de Janeiro, pela APAE-RIO,  várias escolas particulares e públicas, com ou sem apoio, nunca esmoreci, e sabe por quê? Porque o meu mestre nunca fraquejou, mesmo com todas as dificuldades que ele enfrentou. Ele nunca desistiu!



Sidnei Gonçalves Freitas, ou simplesmente Mestre Hulk, não foi apenas um dos maiores capoeiristas que eu já conheci, se não o maior, ele foi e sempre será uma das pessoas mais impressionantes que tive a honra de conviver, como costumam brincar seu coração é maior do que ele, e olha que ele não é pequeno não.
Quando resolvi falar do mestre, pensei em escrever tanta coisa, de como foi importante aprender com um mestre como ele, de como foi inesquecível estar no Maracanazinho, no dia da sua vitória histórica, de como sofri nas suas derrotas ou de como aprendi a fazer pela capoeira e não deixar que só ela faça por nós, mas cheguei a conclusão de que, tudo que eu fosse escrever poderia parecer pura rasgação de seda, pois afinal, ele é o meu mestre. Foi então que decidi deixar que um tal de Wikipédia falasse por mim e não é que ele descreveu muito bem o mestre, isso só comprova o verdadeiro valor do Incrível Mestre Hulk!


Mestre Hulk

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Sídney Gonçalves Freitas (Rio de Janeiro1962), mais conhecido como Mestre Hulk, é um mestre de capoeira.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Começou na capoeira em 1974 com Jorge Portes Ilídio (Mestre Portes), no Rio de Janeiro. Tornou-se mestre em 1983. Ganhou o cordel branco em 2013, no dia 7 de Setembro, no SESC de Nova Iguaçu, das mãos do próprio Mestre Portes.
O grande feito de Mestre Hulk foi ganhar Desafio Internacional de Vale Tudo, disputado em agosto de 1995 noMaracanãzinho, derrotando com uma série de socos o favorito Amaury Bitetti, lutador de jiu-jitsu, no combate final, por nocaute, com apenas 22 segundos de luta.1
Mestre Hulk fundou a Associação de Capoeira Terra Firme no dia 16 de setembro de 1993 e com sua vitória no Vale Tudo em 1995, uma vitória que entrou para História da Capoeira, o grupo Terra Firme cresceu muito e tornou-se um dos maiores grupos do Rio de Janeiro e posteriormente expandiu seus domínios pelo Brasil e pelo Mundo.
Mestre Hulk é conhecido não só pela sua qualidade como capoeirista, como também por ser uma pessoa de bem, que tem um coração de ouro e a maior prova disso são seus trabalhos sociais, tanto em comunidades carentes como em instituições de apoio a crianças com necessidades especiais.



FOI NO CLARÃO DA LUA
(Homenagem do Grupo Muzenza ao Mestre Hulk)

Foiii...
Foi no clarão da lua 
que eu vi acontecer 
num vale-tudo com o jiu-jitsu 
o Capoeira vencer, mas foi ...
Foiii 
Foi no clarão da lua 
que eu vi acontecer 
Num vale-tudo com o jiu-jitsu 
o Capoeira vencer.

Deu armada, deu rasteira 
meia lua e a ponteira 
Logo no primeiro round 
venceu o Capoeira 
Em baixo do ringue 
Mestre Mintirinha vibrava 
tocando seu berimbau 
enquanto a gente cantava, mas foi ...

Foiii 
Foi no clarão da lua 
que eu vi acontecer 
Num vale-tudo com o jiu-jitsu 
o Capoeira vencer


"Meu mestre é bamba, Ele é bamba, é bamba de Capoeira"


"Meu mestre, muito obrigado pela Capoeira eu poder jogar..."



Nenhum comentário:

Postar um comentário